Clínica

Clínica Heidelberg. Uma história de humanização na psiquiatria.

Em janeiro de 1975, Dr. Osmar Ratzke fundou a Clínica Heidelberg com o objetivo de humanizar a psiquiatria e de trazer para o Brasil as mudanças que ele estudou e viveu durante sua pós-graduação, na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Em seus primeiros anos de vida, a clínica oferecia apenas serviços ambulatoriais e uma pequena unidade de internação psiquiátrica.

Com uma equipe de trabalho composta por médicos psiquiatras e clínicos, psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além de assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, os tratamentos seguiam as técnicas inovadores vindas da Europa, Estados Unidos e Canadá para, assim, proporcionar aos pacientes uma terapia diferenciada e um bem-estar duradouro.

Pioneirismo e inovação contínua.

A Clínica Heidelberg foi uma das primeiras no Brasil a oferecer o serviço de Hospital-Dia, no qual os pacientes ficam apenas durante o dia na instituição para receber o tratamento e passam a noite e os feriados com seus familiares. Desde 1978, quando esse tratamento começou a ser disponibilizado, até hoje, mais de 1.300 pacientes já foram atendidos e, em todos os casos, os resultados foram muito satisfatórios.

Em 1997, foi criado o Pronto-Atendimento Psiquiátrico 24 horas. E logo depois, foi organizado o Programa de Dependências Químicas (PRODEP), que atende de maneira digna e eficaz pessoas que tenham qualquer tipo de dependência química.

Hoje a Clínica Heidelberg possui mais de 55 leitos, trazendo mais qualidade de vida tanto ao paciente quanto aos seus familiares. E continua realizando novos estudos para descobrir tratamentos cada vez mais eficazes, sem deixar de fora o lado humano dessa área da medicina.

Horários de Visita:

Ala Desembargador e Champagnat: Terça/Quinta 14:00 às 15:00 e Sábados/Feriados 14:00 às 16:00

Ala Integral: Segunda/Quarta/Sexta 14:00 às 15:00 e Domingos/feriados 14:00 às 16:00

 

Missão

Assistência de qualidade para pacientes com transtornos mentais, emocionais e dependências químicas, de todas as idades, em regime ambulatorial, Hospital-Dia e internação integral.

Visão

Ensino e treinamento em nível de graduação e pós-graduação, em todas as áreas de saúde mental.

Valores

Valores éticos de respeito ao paciente, preservando sua autonomia, colaborando com a comunidade e respeitando a legislação vigente.

Corpo Clínico

Profissionais especializados em cuidar bem de quem você ama.

Para prestar o melhor atendimento a equipe da Clínica Heidelberg é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. Assim, o paciente se reabilita de maneira completa e duradoura.

Responsabilidade Técnica
Dr. Roberto Ratzke
CRM/PR 17.494
Médico Psiquiatra, professor da Universidade Federal do Paraná
e da Faculdade Evangélica do Paraná.