Notícias

30
mar
2014

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Postado em Notícias

A obsessão é um estado mental que deriva da ansiedade.

A ansiedade é um processo físico que nos mantém em alerta, criando no nosso corpo um estado de vigília onde através da libertação da adrenalina todo o nosso corpo fica preparado para reagir a agressões exteriores e onde o nosso cérebro fica com maior agilidade de raciocínio e absolutamente focado num pensamento, numa tentativa de conseguirmos perante o medo encontrar uma solução, a este conjunto de pensamentos focados no perigo chamamos pensamentos obessivos, pois enquanto o perigo não desaparecer os pensamentos de proteção também não desaparecem.

No entanto algumas experiências do nosso passado, criam processos de medo irracionais (inconscientes) que nos levam a gerar uma grande ansiedade que nos produz obsessões constantes repetitivas e que nos obrigam a agir e executar determinadas tarefas. Assim chama-se a esta perturbação de Transtorno Obsessivo Compulsivo, pois apenas quando cedemos ao nosso pensamento e executamos as tarefas alvo do nosso pensamento, baixamos o nível de ansiedade inerente a esta perturbação.

Na sua maioria as Obsessões são iniciadas com um ataque de pânico, pois são estas situações que ao criar o medo de morrer, desenvolvem um mecanismo mental inabalável de defesa ao acto que provocou o ataque de pânico, e o medo inconsciente que temos que este evento ocorra novamente cria a ansiedade que provoca as obsessões.

Características mais frequentes:

– Medo da insegurança
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como Fechar Portas e janelas continuamente, verificar se não perdemos os nossos objectos, preocupação com as atitudes de pessoas mais próximas, entre outras.

– Medo de Doenças / Morte
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como verificação da pulsação cardíaca, intensa vigília sobre sensações anormais do nosso corpo, preocupação excessiva sobre o desconforto físico, lavagem frequente do nosso corpo com medo de contaminação, não tocar em determinados objectos, entre outras

– Medo de ter determinados pensamentos
Leva a comportamentos Obsessivos Compulsivos como não sair de casa, não querer falar com ninguém, loucura e desespero, entre outras.

– Rituais
As pessoas que sofrem com pensamentos obsessivos, podem desenvolver um processo mental de ritualizar ações como forma de minimizar a ansiedade, pensando: ” se não fizer isto, vai me acontecer aquilo”, a ansiedade inconsciente é, nestes casos, diminuída pelos rituais, no entanto, os próprios rituais são por si só perturbações Obsessivas e Compulsivas.

Alguns rituais provocados pelas Obsessões
– Dizer determinadas palavras ou contar coisas
– Tocar em objectos um determinado numero de vezes
– Não fazer determinadas tarefas
– Ter rotinas diárias bem definidas
– Entre muitas outras…

Fonte: Clínica da Mente, Porto
Administrador: Carlos Caridade.