Tratamentos

Na Clínica Heidelberg você conta com um tratamento diferenciado e individualizado, com uma equipe multiprofissional, para o atendimento de crises, bem como um tratamento para dependentes químicos. Confira abaixo:

Programa de Atenção ao Dependente Químico (PRODEP)

Cuidado para uma vida livre.

O PRODEP é um programa direcionado à reabilitação, desintoxicação e prevenção de recaídas de pacientes com algum tipo de dependência química, seja de álcool ou de narcóticos. Para isso, uma equipe multidisciplinar – composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais – se reúnem semanalmente para discutir cada caso e decidir qual o melhor tratamento para cada paciente, de acordo com o seu perfil psicológico e nível de dependência, sempre estimulando a motivação e prevenindo as recaídas para que consigam voltar a viver bem em sociedade.

A terapêutica deste programa consiste em:

– Desintoxicação programada pelo médico psiquiatra assistente.

– Avaliação de comorbidade e tratamento a ser conduzido pelo psiquiatra.

– Avaliação clínica (exame físico) e solicitação de exames laboratoriais (hemograma, TGO/TGP/GGT, VDRL, Hepatite B/C, anti-HIV e outros) feitos pelo médico clínico geral.

– Avaliação psicológica e entrada efetiva no Programa de Prevenção de Recaídas: uma entrevista individual conduzida por um psicólogo.

– Esclarecimento das normas internas do programa, como, por exemplo, licenças, programação de alta pela equipe multidisciplinar, prorrogação do internamento, transferência para hospital-dia, entre outros.

– Avaliação social realizada pelo Serviço Social.

– Grupo operativo de caráter psicoeducativo conduzido pelo psicólogo do programa.

– Atendimento individual de familiares do paciente feito pelo psicólogo do programa.

– Programação de atividades e do dia a dia do paciente, feita pelo terapeuta ocupacional em conjunto com os outros profissionais da equipe..